Dizem que o Bues não só simplesmente se canta ou toca. É preciso senti-lo. É preciso chegar em casa e não encontrar mais sua esposa. Receber uma ordem de despejo, ser despedido. Dessa melancolia, desse cenário bucólico vem o Blues. Mas nem só de tristeza vive o Blues. Ele trás boas notícias em suas letras também.
E a voz. Ah, sim a voz. A importância da voz no Blues surgiu nos corais da igreja norte-americana. Nos cultos de domingo, as famílias negras se reuniam em torno do altar e cantavam estrofes de fé e sofrimento. Daí surgiu à frase de que Blues não se canta somente com a voz e sim com a alma.
Na voz negra do blues, destaque para Howlin' Wolf (juntamente com Robert Johnson), traduziam a voz do demônio, John Lee Hoocker, Elmore James, Mudy Waters, Ray Charles, Willie Dixon, Etta James, Janis Joplin (das brancas a melhor), Robert Plant e Joe Cocker.
6 de mai. de 2011
A voz no Blues é tão importante quanto sua própria história
por
Anônimo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Bex, parabéns pelo Blog, qdo puderes fala um pouco sobre a Nina Simone, uma voz divina e mais uma blueswoman q acompanhou a história e evolução desse estilo!!!
ResponderExcluirOi, Pauly... bela presença... tava um cheiro meio estranho aqui, mas agora melhorou bastante... rsrsrs. Obrigado pelo apoio e pela dica: logo vamos registrar o quê a Nina Simone faz com a voz. Beijo!
ResponderExcluir