A guitarra sempre foi o maior ícone para referenciar o Rock
Bem, ainda temos que falar na Black Music. Chegaremos lá, mas antes temos que dar uma passadinha no bom e velho Rock’n Roll. Uma passadinha a ferro e fogo. Escute um solo meloso e ao mesmo tempo rasgado de Jimmy Page e verás do que ele e você são capazes de fazer e o que estou falando. Em minha opinião, a guitarra sempre foi o maior ícone para referenciar o Rock. Apesar de meu instrumento ser a bateria, a guitarra ou o violão sempre vai tocar mais alto meu tímpano, minha pleura, meu coração. Vamos falar e debater o Rock’n Roll.
Já dizia Raul Seixas que o Rock nasceu e morreu nos anos 50. Eu discordo um pouco. Mesmo que o Raul tenha razão, o maior legado que o Rock já deixou pra humanidade é que ele é eterno. Ou seja, mesmo ele morrendo na década de 50, deixou muita semente espalhada por diferentes cantos do mundo. Existe uma infinidade de filhos, e netos e bisnetos do Rock. Vem, viaja na árvore genealógica junto comigo. Chuck Berry (pai), Led Zeppelin (filho), Soundgarden, Oasis, e o Guns (netos). Esses filhos espalhados por portos onde o velho marinheiro aportou, nem que seja por algumas horas.
Quantos estilos de Rock existem até agora no mundo?
Isso mesmo no mundo inteiro. Quando dizem que o Rock é do demônio ele toca nas igrejas. Quando dizem que ele só faz barulho e gera desordem ele mostra ao mundo em guerra que é capaz de pedir e celebrar a paz em 1969, com três dias de paz, amor e Musical. Sem falar em outros festivais espalhados pelo mundo, Bangladesh, Mountreux, EUA, Reino Unido, Ações solidárias como as de Bono Vox do U2, Cold Play, Eric Clapton, Beatles, Live Aid (num desses com a última apresentação ao vivo do Pink Floyd com sua formação original) e uma performance do The Who de dar inveja a muito playboizinho de guitarra em punho. Isso que eu to falando só em Rock raiz. Fora o rock derivado como Scorpions, Iron Maiden, Sepultura, Metallica, Rush e muitos dessa linhagem. Ah! Eu não me esqueci dos Emos, Darks e Punks, que, quer queiram ou não, são derivados do bom, velho e barulhento Rock’n Roll.
Leia a parte [ 5 ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário